Clínica, Cirurgias e
Dermatologia de pequenos animais

Algodão parafinado em ouvidos (12) 3923-9757 / 3911-9352

A otite, ou inflamação dos condutos auditivos, constitui um dos problemas dermatológicos mais comuns no dia-a-dia da clínica, causando dor, mau cheiro, excesso de cera e vermelhidão nos ouvidos. Dentre as inúmeras causas do problema, a umidade excessiva dos condutos pode causar recidivas e, dependendo da situação, protelar o processo de cura ao longo de um tratamento.

Com o intuito de diminuir esse problema, tosadores utilizam tampões de algodão nos ouvidos dos cães durante o banho. O que ninguém parece se dar conta, é de que o algodão também fica molhado, passando a "gotejar" o excesso de água para o interior dos condutos.

Outra situação semelhante é a de cães nadadores, sejam aqueles que trabalham em salvamentos aquáticos ou nossos pequenos esportistas caseiros.

Para ajudar a resolver a situação deixo aqui a dica do algodão parafinado. São os mesmos tampões utilizados em Pet Shops, mas impermeabilizados. É preciso mandar aviar em qualquer farmácia de manipulação e não custa caro.

No caso de mergulhos muito longos, recomendo ainda o uso de ceruminolíticos veterinários (Epiotic, Clean-up, Vetriderme ceruminolítico, etc) logo após, que funcionam como agentes dessecantes.

Dra. AnnaKarina Lima

Formada pela FMVZ-USP

Especialista em dermatologia